Páginas

Mostrando postagens com marcador viver em amsterdam. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador viver em amsterdam. Mostrar todas as postagens

sábado, 8 de outubro de 2011

Uma imersão na cultura Chinesa.

Ola
Ontem fui com a classe da Maria a uma visita ao Tropenmuseum 
Durante  quase dois meses eles estudaram tudo sobre a China,uma verdadeira imersão a cultura chinesa.





                                Uma estatua do primeiro Czar da China.
             E abaixo o dragão QII  que segundo Maria seria o protetor da saude ou algo assim.


Entre outras atividades as crianças prepararam sopa e chá chines,enquanto outras eram os clientes do restaurante chines e aprenderam a comer com os tradicionais palitinhos.

Maria foi para a cozinha e estava toda feliz. 



                                Mas para mim o que mais o interessante foram os pinceis.
                                                     Esses são feitos de   esponja



Olhem como são grandes mais ou mesnos uns 20 cm de diametros os maiores.





                                              E esses então enormes mais pareçiam vasouras.














                                                 Olhem de pertinhos









                                             Esses num outro cantinho do atelie.




Bom segundo o apresentar ano que vem (2012) estarão com o mesmo projeto no Brasil.

Bom fim de semana e obrigada pela visita.
bjs

segunda-feira, 22 de março de 2010

pareçe que ela esta chegando...

Depois de um inverno rigoroso e chato,pareçe a d.Primavera esta chegando pra nos tirar do frio e trazer um pouco de cor as nossas vidas.
É... desde 20 de novembro,quinta-feira(18), foi o dia mais quente aqui...fez 15 graus...é 15 graus e isso sem sol e com vento...mas 15 graus.
Sabado choveu horrores,mas ontem o dia foi gostoso,tempertura agradavel e um solzinho acanhadinho,mas presente,então... resolvi sair com Maria.
Ela de patinete e eu com minha camera.
E olhem que coisa mais linda um dos muitos canteiros que vi,tudo bem que sempre eram as mesmas flores,mas flores são sempre benvindas ainda mais se forem assim.
Essa eu fiz com a lente macro,que ainda estou aprendendo a usar,e como lá no SBB agora temos uma professora meio brava de fotografia,resolvi fazer minha lição de casa e ler o manual da minha camera e por a mão na massa...alias nos comandos rere

E aqui... minha pagina lift da Regiane Torres,que é a Guest designer do mes de março.
Alias liftar a Re é bem dificil...ainda mais pra mim que adoro embadulacar minhas paginas rere.
No principio tinha achado meio peladinha,mas depois adorei.
E com certeza minha irmã... a da foto...tb vai gostar qdo receber o albun que estou fazendo pra ela.

Bom é isso espero que gostem,um bom começo de semana pra todos nós,muita Paz acho que estamos todos precisando dela.
Beijinhos.



domingo, 7 de março de 2010

Feliz dia das Mulheres...

A todas as amigas que passam por aqui.
Quero desejar um espendido dia das Mulheres,que ele seja tranquilo e cheio de flores.
E por falar em flores hoje fui a uma exposição,que tinha o tema Russia,mas estava cheio de historia holandesa e as tulipas,não me canso de contemplar tanta beleza e delicadeza,sem contar no perfume que é uma delicia.
Aqui umas fotinhas que fiz por lá.
Uma replicada do vestido da epoca.

O colar maior é feito de bulbo de tulipas.


Este é o vestido tipico das holandesas.


A bicicleta é tão antiga,e tem a luva de couro acoplada nela para os dias mais frios.














Bom é isso um dia muito feliz para todas.
Beijos.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Enquanto isso aqui...

A neve não dá uma trégua ontem,em menos de uma hora caiu 20 cm de neve,causando uma bagunça na cidade e no transito.
O clima esta tão louco que começa faltar sal pra derreter o gelo
nas principais estradas,dai da-lhe,escorregão e caos.
Só agora consigo entender o mau humor de certos brasileiros que moram aqui a muito tempo.
Neve só é legal em cartão postal e as únicas pessoas que curtem são:as crianças e umas poucas bobas como eu...que num frio sai pra fotografar rere.

Mas pelo menos tenho assunto pra mais los.
A foto abaixo é de um canal,dá pra caminhar encima da água congelada,semana passada fotografei um ganso quebrando o gelo com o peito,já que o coitadinho estava preso no meio do canal,morri de dó de ouvir os grunhidos do pobre bichinho.











Bom restinho de semana pra quem passar por aqui.

Bjs

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Tradicões de Natal...

Tem coisas na vida que nunca deviam mudar,a tradição do Natal é uma delas.
desde que me casei monto minha arvore,quando moarvamos no Rio ela tinha 3 metros pois o apartamento tb era grande nem combinava uma avore pequena e além de tudo sou exagerada.
Os Natais que passei no Brasil depois de estar morando aqui...usamos essa mesma arvore sempre acrescentando um ou outro enfeitinho.
No Cairo nossa avore foi maior ainda pois logo na entrada da casa tinha uma escada aspiral então indo contra todos que diziam que no Egito (pais muçulmando em sua maioria) eu não ia encontrar nada sobre o natal surpreendi a todos minha casa ficou linda.
Fiz uma arvore enorme logo na entrada,toda ilumimnada e enfeitada,o corrimão da escada com festão e sininhos vermelhos com laçarotes dourados, e anjinhos,velas e mais velas e muitas bolas pela casa e no externo muita luzinha.
Bom ja aqui no ano passado comprei essa arvore que vocês podem ver...não é tão pequena mas também não é grande
E foi ela que usamos esse ano apenas acrescentei meus enfeites que chegaram com a mudança e esse ano ela tem uma estrela coisa que ano passado teve uma que a Maria fez na escola e como ela estava toda empolgada deixei a dela mesmo.
E esse ano mais uma vez ela me ajudou colocando um monte de enfeites amontoados num mesmo galhinho para não ficarem sozinhos rere.
Troquei as luzes que agora imitam velinhas,enfeitamos o jardim com muitas lanparinas e luzinhas e no dia 24 fiz minha ceia como manda as tradições brasileiras e depois dois dias de Natal como mandam as tradições holandesas,é aqui se comemora dia 25 e dia 26 assim as familias numerosas podem se decidir entre as casas de sogros e sogras,mães e pais.

Agora que venha 2009 cheio de Paz,e muita alegria para todos.

Obrigada a todas que passaram por aqui e deixaram um recadinho de felicidades retribuo de coração meus sentimentos de felicidade a todas.

sábado, 13 de dezembro de 2008

E ainda sobre Sint...

Oi conversando com o Wim sobre meu post do Sint klaus ele me lembrou de explicar que o Sint daqui não é o mesmo que o Santa dos USA.
Então eu queria escrever um post bem bacana,mas achei esse no blog da globo falando sobre ele e esta bem explicadinho.
Espero que vocês gostem:

Todo ano é a coisa mais esquisita: o 'Papai Noel' ou o Sinter Klaas, como se diz na Holanda, chega no país no dia 5 de dezembro e faz a tradicional distribuição de presentes. Meu estranhamento é natural, já que no Brasil cresci com a tradição do Papai Noel made in America, com suas renas, trenó e bem atrasadinho, chegando apenas no dia 25 de dezembro.
Mas um olhar mais atento à História revela que o Sinter Klaas e o Papai Noel não são lá a mesma coisa, apesar de aparentemente o primeiro ter inspirado o segundo. Esclarecendo: Sinter Klaas, ou São Nicolas, foi um bispo grego (280-342) considerado hoje o patrono das crianças. Na foto, repare como ele não usa gorro, mas sim aquele ornamento "bispal' de cabeça.
Duendes não existem
Todo ano o Sinter Klaas chega acompanhado de três ajudantes de cara preta. Não é raro estrangeiros como eu levarem um susto ao confundir os Zwarte Piet com escravos! Mas não é nada disto, os três rapazinhos são crianças que o Sinter Klaas haveria salvado da morte. Reza a lenda de que seus rostos são negros por causa das cinzas das chaminés, as quais descem para ajudar na distribuição dos presentes.
Letras de chocolate para os bons; castigo para os malvados
Para receber presentes, as crianças precisam deixar os sapatos fora da porta, nos quais o Sinter Klaas e seus serelepes ajudantes de cara preta deixam surpresinhas. Entre os adultos é comum distribuir letras de chocolate com a inicial do presenteado e, também, devorar os deliciosos biscoitos de gengibre.
Na Bélgica, o Sinter Klaas incorpora uma versão mais perversa, chegando a castigar com presentes de grego - neste caso, literalmente, devido à origem do 'bom' velhinho.
E o que acontece no dia 25 de dezembro?
Geralmente a distribuição e trocas de presente são feitas hoje, deixando o Natal somente para celebrar o nascimento de Jesus Cristo que, sem a concorrência quase desleal do bom velhinho, volta a ser o centro das atenções das famílias cristãs.
Poemas, poemas!
Uma das coisas que mais gostei desta tradição do Sinter Klaas é da elaboração de poemas personalizados que são distribuídos entre os amigos. É necessário queimar muito a muquifa para fazer as rimas, mas é uma delícia recebê-los.
Aproveito, assim, para deixar um trecho do Papai Noel às Avessas, do Drummond:
Papai Noel entrou pela porta dos fundos ( no Brasil as chaminés não são praticáveis), entrou cauteloso que nem marido depois da farra. Tateando na escuridão torceu o comutador e a eletricidade bateu nas coisas resignadas. Papai Noel explorou a cozinha com olhos espertos, achou um queijo e comeu
Confesso ter um certo medo do Zwarte Piet. Eu acredito em duendes

Na verdade Sint chega antes o aniversario dele é que é dia 5 de dezembro onde as crianças recebem os presentes.
Ah! aqui os presentes ganhados pelas crianças não devem ser coisas caras para não criar aquela coisa da confusão nas cabeçinhas dos pequenos.
(A única coisa que eu ainda preciso entender é como os pais mulçumanos explicam pra eles a existencia dele).
Pois durante todo o periodo da visita de Sint por aqui tem até tele jornal entrevistas com prefeitos das cidades e na chegada de Sint o prefeito de onde ele chega vai recebe-lo com todas as honrarias de um chefe de estado.
E tudo é televisionado com uma expectativa de gente grande se é que vocês me entendem.
E acrescentando as crianças devem cantar musiquinhas pra ele ao deixaram seus sapatinhos.
É uma brincadeira muito gostosa.
Bom fim de semana.

sábado, 2 de agosto de 2008

Parada Gay...

Hoje teve a parada gay aqui em Amsterdam,como eu sempre digo Amsterdam é uma cidade que se você tem algum tipo de preconceito mude de rota não venha pra cá de forma alguma.
A parada gay é uma coisa absolutamente diferente da parada de Sampa.
Como aqui tudo aconteçe nos canais com a parada não podia ser diferente.Os barcos são enfeitados e sua tripulação passam dias ensaiando coreografias para serem usadas hoje.O melhor barco ganha premio é mais ou menos como o nosso carnaval brasileiro.
Além de diferente é super divertido,a primeira vez que vi quase tive um ataque de riso e de espanto ao mesmo tempo,mas agora só me divirto mesmo... hoje preferi não ir a ter de ficar explicando pra Maria casais homo se beijando.
Ainda mais agora que ela esta na fase de apontar o dedinho (isso quando ela não fala) pro que não conheçe ou o que lhe causa algum tipo de curiosidade.
Essa semana já me fez passar duas situações constrangedora rere.
Mas não pensem que perdi,além de alguns barcos passarem pelo canal na frente do meu prédio com músicas altissimas acompanhei tudinho pela tv e dei muita risada.Esse pessoal se supera a cada ano.
Aqui umas fotinhas que pequei do NOS journal.




Bom espero que gostem.
Obrigada pela visita e bom fim de semana.
bjs

segunda-feira, 7 de julho de 2008

Bosque de Amsterdam...

Cada vez me surpreendo mais com Amsterdam,quando estamos no Brasil logo pensamos que aqui é uma Babilonia com drogados por todo lado com gays fazendo sexo em plena praça publica,as meninas de vida nada fácil se vendendo em cada esquina,pintores loucos cortando suas proprias orelhas um lugar onde impera a loucura.
Mas na verdade viver aqui pode ser mto prazeiroso,as meninas vivem em suas vitrines (em 2 ruas não é um bairro como se costuma dizer) proprias para elas se vc é um desavizado passa por elas e nem percebe.
A maconha isso sim de vez em quando você sente um certo fedor de uma coisa que vc não esta acostumado mas em geral os viciados são bem tranquilos.
Os gays ah!! os gays...eu ainda não me acostumei a ver dois homens lindos de mãos dadas mas apenas por achar um desperdicio com tanta mulher ai sozinha,mas apenas por isso.
Os Loucos artistas ou artista loucos !!!!! fazem da cidade um lugar cheio de obras de artes pois mtos deles doam suas esculturas pra cidade então não é raro vc se deparar em plena praça ou numa esquina qualquer da cidade com nomes famosos.
A natureza aqui é um caso a parte como eles preservam a natureza pra se cortar uma arvorezinha mais magrela que seja tem quase uma cpi rere.
E ontem fomos os tres dar uma volta no Bosque de Amsterdam uma area enorme de natureza pura com cheiro de mato... cheio de ciclovias e barro pra quem como eu precisa revitalar sentindo um pouco os braços da grande mãe em sua volta.
Tem um grande espaço pras crianças com play,uma fazendinha de cabritinhos e porquinhos com galos e galinhas soltando a voz atras da criançada uma delicia.
A garotada se diverte dando mamadeira pros bezerrinhos que não estão nem ai com ninguem querem mais é um carinho na cabeça.
Familias fazendo churrasco a beira dos lagos,outras fazendo pequinique e outras apenas apreciando aquele mundão verde e ontem teve campeomato de remo na lagoa do bosque realmente uma delicia,um lugar que eu ainda não conheçia mas que voltarei com certeza.
Bom o lugar é publico então vc só precisa respeitar as regras e aproveitar o que o lugar tem pra te ofereçer.
O Wim estava tentando ensinar a Maria andar de bicicleta agora só com 2 rodas mas como sempre ela queria era brincar com outras coisas e eu aproveitei pra brincar com minha camera.






Bom é isso desculpem 2 dias sem post mas estava numa preguiça tecnologica nem celular carreguei esses dois dias.
Bom começinho de semana.
Bjs