Então eu queria escrever um post bem bacana,mas achei esse no blog da globo falando sobre ele e esta bem explicadinho.
Espero que vocês gostem:
Todo ano é a coisa mais esquisita: o 'Papai Noel' ou o Sinter Klaas, como se diz na Holanda, chega no país no dia 5 de dezembro e faz a tradicional distribuição de presentes. Meu estranhamento é natural, já que no Brasil cresci com a tradição do Papai Noel made in America, com suas renas, trenó e bem atrasadinho, chegando apenas no dia 25 de dezembro.
Mas um olhar mais atento à História revela que o Sinter Klaas e o Papai Noel não são lá a mesma coisa, apesar de aparentemente o primeiro ter inspirado o segundo. Esclarecendo: Sinter Klaas, ou São Nicolas, foi um bispo grego (280-342) considerado hoje o patrono das crianças. Na foto, repare como ele não usa gorro, mas sim aquele ornamento "bispal' de cabeça.
Duendes não existem
Todo ano o Sinter Klaas chega acompanhado de três ajudantes de cara preta. Não é raro estrangeiros como eu levarem um susto ao confundir os Zwarte Piet com escravos! Mas não é nada disto, os três rapazinhos são crianças que o Sinter Klaas haveria salvado da morte. Reza a lenda de que seus rostos são negros por causa das cinzas das chaminés, as quais descem para ajudar na distribuição dos presentes.
Letras de chocolate para os bons; castigo para os malvados
Para receber presentes, as crianças precisam deixar os sapatos fora da porta, nos quais o Sinter Klaas e seus serelepes ajudantes de cara preta deixam surpresinhas. Entre os adultos é comum distribuir letras de chocolate com a inicial do presenteado e, também, devorar os deliciosos biscoitos de gengibre.
Na Bélgica, o Sinter Klaas incorpora uma versão mais perversa, chegando a castigar com presentes de grego - neste caso, literalmente, devido à origem do 'bom' velhinho.
E o que acontece no dia 25 de dezembro?
Geralmente a distribuição e trocas de presente são feitas hoje, deixando o Natal somente para celebrar o nascimento de Jesus Cristo que, sem a concorrência quase desleal do bom velhinho, volta a ser o centro das atenções das famílias cristãs.
Poemas, poemas!
Uma das coisas que mais gostei desta tradição do Sinter Klaas é da elaboração de poemas personalizados que são distribuídos entre os amigos. É necessário queimar muito a muquifa para fazer as rimas, mas é uma delícia recebê-los.
Aproveito, assim, para deixar um trecho do Papai Noel às Avessas, do Drummond:
Papai Noel entrou pela porta dos fundos ( no Brasil as chaminés não são praticáveis), entrou cauteloso que nem marido depois da farra. Tateando na escuridão torceu o comutador e a eletricidade bateu nas coisas resignadas. Papai Noel explorou a cozinha com olhos espertos, achou um queijo e comeu
Confesso ter um certo medo do Zwarte Piet. Eu acredito em duendes
Na verdade Sint chega antes o aniversario dele é que é dia 5 de dezembro onde as crianças recebem os presentes.
Ah! aqui os presentes ganhados pelas crianças não devem ser coisas caras para não criar aquela coisa da confusão nas cabeçinhas dos pequenos.
(A única coisa que eu ainda preciso entender é como os pais mulçumanos explicam pra eles a existencia dele).
Pois durante todo o periodo da visita de Sint por aqui tem até tele jornal entrevistas com prefeitos das cidades e na chegada de Sint o prefeito de onde ele chega vai recebe-lo com todas as honrarias de um chefe de estado.
E tudo é televisionado com uma expectativa de gente grande se é que vocês me entendem.
E acrescentando as crianças devem cantar musiquinhas pra ele ao deixaram seus sapatinhos.
É uma brincadeira muito gostosa.
Bom fim de semana.